26 de jul. de 2013

Detran dá dicas para evitar estresse no trânsito.

Foto: Internet

Em consequência do crescente número de veículos em circulação nas vias públicas todos os dias, o trânsito pode causar estresse, principalmente aos condutores que residem nos grandes centros urbanos. No Acre, o tamanho das ruas não tem acompanhado o aumento da frota, que sofreu uma elevação de 50% nos últimos cinco anos.
Ocorrem várias situações no trânsito que proporcionam desgaste emocional, como congestionamento, motociclistas imprudentes, pedestres atravessando fora das faixas e ciclistas pedalando na contramão. Tudo isso gera, nos condutores, aversão ao trânsito, desencadeando reações impulsivas, violentas e desastrosas.
Para a psicóloga credenciada do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Luana Lyra, as reações vão depender, principalmente, da personalidade do envolvido. “A ansiedade e agressividade só pioram a situação. Por isso, a melhor saída é criar um ambiente para relaxar e dirigir sem preocupações”, declara.

Quatro dicas para evitar o estresse no trânsito:
- Saia de casa com um bom tempo de antecedência, para evitar os atrasos;
- Escolha caminhos alternativos. Trafegar por avenidas movimentadas durante o horário de pico é aumentar as chances de aborrecimentos;
- Procure mentalizar boas coisas enquanto estiver no trânsito. Pensamentos ruins podem deixá-lo ainda mais irritado ou cansado;
- Faça exercícios respiratórios. Inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. É uma boa maneira de se acalmar.

Fonte: Detran AC ( Texto Cristina Souza)