23 de jul. de 2013

Direção Defensiva



Todos contribuem para um trânsito seguro, seja como pedestre, passageiro, motorista ou ciclista. Mas, embora a cautela seja necessária a qualquer usuário das vias, inevitavelmente os motoristas precisam manter a atenção redobrada, pois acidentes automotivos oferecem muito mais riscos do que os demais.
Portanto, é fundamental que a direção defensiva seja posta em prática diariamente, pois, mesmo que haja imprevistos, o condutor poderá prevê-los e agir rapidamente, evitando ou reduzindo consequências. Para isso, além da cautela constante, é preciso reconhecer situações adversas e pensar previamente no que poderá ser feito para desviar de possíveis problemas. É necessário redobrar os cuidados em caso de fadiga, ofuscamento, penumbra, pouca visibilidade, más condições climáticas, pista alagada, má conservação ou sinalização das vias, trânsito intenso e tráfego de veículos pesados.
Quando estiver dirigindo, verifique os espelhos com frequência e preste atenção, inclusive, nos pedestres nas ruas, pois a qualquer momento alguém pode se distrair e atravessar a frente de seu veículo. Além disso, cuidado com quem mais estiver nas vias: se vir um carro transitando anormalmente, de maneira instável, pode se tratar de um motorista alcoolizado. Também deixe claro aos seus passageiros, especialmente em caso de filhos pequenos, que estresse ou barulho excessivo pode provocar distrações, comprometendo a segurança de todos.
Fonte: Responsavel