3 de dez. de 2013

Dos pneus à suspensão; saiba o que revisar antes de viajar

foto: Reprodução
Com a chegada das festas de fim de ano e das férias de verão, é grande o número de pessoas que pega estrada de carro. É nessa época que o número de acidentes com vítimas cresce, tanto da imprudência quanto da falta de manutenção dos veículos. Por isso, a revisão no veículo é fundamental.
Um primeiro ponto a ser observado é o cuidado com as baterias, recomenda a DPaschoal. Muitas vezes, as pessoas trocam a bateria antes do necessário, quando uma simples carga de longa duração já resolveria os problemas, o que garante economia para o consumidor e preservação ao meio ambiente. Em média, 35% das baterias produzidas no Brasil são inutilizadas antes do tempo.
Os freios também precisam de atenção redobrada do condutor. Um detalhe simples é cuidar o painel do veículo. O sistema de freio possui uma luz de anomalia. Se ela estiver acesa, normalmente na cor vermelha, é porque há algum problema. Pode ser defeito em alguma peça ou falta do fluido de freio.
Além da luz, detalhes como a vibração no volante ou ruídos quando o freio for acionado podem ser indícios de que o sistema possui algum problema. O nível de desgaste de uma peça do sistema de freio está relacionado à forma de uso do veículo, trajeto de circulação, peso e manutenção preventiva. É sempre recomendada a revisão periódica para evitar problemas e reduzir os custos de manutenção.
A revisão também vai verificar como estão as partes vitais do carro. As condições do sistema de rodagem, que engloba os pneus, precisam ser checadas, incluindo o estepe, assim como o balanceamento e a geometria.
Em casa
Parte da revisão pode ser feita pelo próprio motorista na garagem de casa. Ele pode verificar o nível de óleo, assim como o de água do radiador e dos limpadores de vidros. É importante conferir as luzes do painel. Ao girar a chave, existem dois estágios. Deve-se dar uma paradinha no primeiro para fazer um check-in de verificação. Fique atento à indicação dessas luzes, que podem denunciar se o nível do óleo está baixo ou se o sistema elétrico está com alguma irregularidade.
Veja os itens listados pela DPaschoal que devem ser checados para evitar problemas e diminuir os riscos de acidentes.
1)  Verifique a calibragem dos pneus antes de viajar, inclusive do estepe. Siga as recomendações exatas para o seu carro conforme indicado pela montadora para veículos carregados ou não.
2)  Verifique as condições das palhetas do limpador de para-brisa. Para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se elas limpam corretamente.
3) Verifique se alguma lâmpada do veículo está queimada. Isto aumenta o campo de visão do motorista e também não atrapalha o condutor que vem no sentido contrário.
4)   Se conseguir ir em uma empresa especializada, verifique o amortecedor. Isso pode evitar o desgaste irregular dos pneus, o aumento da distância de frenagem devido à redução de contato do pneu com o solo, os ruídos na suspensão e a instabilidade do veículo após sair de uma curva e retomar a linha reta.
5)   Verifique numa reta se a direção do carro está puxando para os lados. Isso pode indicar desalinhamento no veículo.
6)   Caso o carro esteja com algum barulho ou anomalia, na hora da revisão, fique atento à suspensão.
Fonte: TERRA