25 de abr. de 2014

Maio Amarelo orienta sobre acidentes de trânsito.

O Movimento Internacional Maio Amarelo terá ações em Pernambuco organizadas pelo Detran. O projeto quer tornar o trânsito mais seguro através da educação e da fiscalização. Durante o próximo mês, as ações terão como base as propostas da Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), da Organização das Nações Unidas (ONU) com apoio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O tema da campanha é "Eu tenho cuidado!".

Durante o mês de maio, adesivos com a marca do Movimento Pernambuco Amarelo e material educativo serão distribuídos nos postos de atendimento do Detran, em Centros de Formação de Condutores (CFCs), escolas das redes estadual e municipal e universidades. Também serão feitas fiscalizações focadas na segurança infantil e na atenção no trânsito. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife também vão participar das operações, além de agentes de trânsito de outros municípios.

A campanha busca diminuir as mortes e ferimentos no trânsito, pois os acidentes estão sendo considerados uma epidemia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), acidentes de trânsito são a nona maior causa de mortes no mundo e a primeira entre jovens de 15 a 24 anos.
Além da CTTU, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Secretaria de Saúde e Polícia Militar, representantes de Centros de Formação de Condutores (CFCs), de clubes de futebol, empresas e entidades, como o Sest/Senat, participam do movimento.

O Maio Amarelo tem esse nome em alusão as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul. O site do movimento em Pernambuco traz informações sobre as ações. O Detran também disponibilizou os telefones 3184.8117 ou 3184.8082 e os e-mails ascom@detran.pe.gov.br e contato@pernambucoamarelo.com.br, da Coordenadoria de Educação do órgão, para quem quiser se unir ao projeto.

Fonte: Jornal do Commercio